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Pós-graduação Digital > Especialização em Psicopedagogia com ênfase em Educação Especial

Especialização em Psicopedagogia com ênfase em Educação Especial

Na Especialização em Psicopedagogia com Ênfase em Educação Especial, você vai aprofundar seus conhecimentos sobre atitudes de acolhimento e respeito à diversidade, a partir das informações, e auxiliar na inclusão dos grupos diferenciados existentes na população brasileira, em especial da população incluída no público-alvo da educação especial.

DATA DE INÍCIO:
04/03/2024

FORMAÇÃO:
Conclusão a partir de 10 meses.

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> Plano de Estudo

Pré-requisito
Possuir um diploma de graduação.

Curso 100% On-line
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Currículo flexível
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Núcleo Geral (360 horas)

Ementa:
A disciplina Neuroaprendizagem abrange os seguintes tópicos: aprendizagem, cognição na aprendizagem e as emoções, funções executivas, emoções e o aprender, aspectos da tomada de decisão na aprendizagem, razão e emoção, pensamento e raciocínio, e dificuldades de aprendizagem. 

Objetivo da disciplina:
Reconhecer os principais aspectos relacionados à Neuroaprendizagem. 

Unidades: 

  1. Aprendizagem.
  2. Cognição na Aprendizagem e as Emoções
  3. Funções Executivas, Emoções e o Aprender
  4. Aspectos da Tomada de Decisão na Aprendizagem, Razão e Emoção
  5. Pensamento e Raciocínio
  6. Dificuldades de Aprendizagem: Dislexia e Discalculia

Ementa: 

A disciplina Neuropsicopedagogia aborda a sua história e fundamentos, destacando o estudo do sistema nervoso central e das funções mentais superiores, como sensação, percepção, atenção, memória e linguagem.  

Objetivo da disciplina: 

Reconhecer os principais aspectos da Neuropsicopedagogia, compreendendo desde os estudos introdutórios da neurociência até a atuação ética e eficaz no contexto institucional e clínico. 

Unidades: 

  1. Neuropsicopedagogia e o sistema nervoso central
  2. Funções mentais superiores: sensação, percepção e atenção
  3. Memória 
  4. Linguagem
  5. Intervenção em neuropsicopedagogia
  6. Farmacologia

Ementa: 

A disciplina Psicologia da Educação e do Desenvolvimento aborda conceitos iniciais, a abordagem sociointeracionista, a Psicologia humanista e o desenvolvimento do sujeito, a construção da inteligência e os estudos culturais, mitos e desafios da exclusão à inclusão, bem como a ludicidade e tecnologia da educação. 

Objetivo da disciplina:  

Reconhecer os conceitos e abordagens da Psicologia da Educação e do Desenvolvimento. 

Unidades: 

  1. Conceitos iniciais
  2. Abordagem sociointeracionista
  3. Psicologia humanista e o desenvolvimento do sujeito
  4. A construção da inteligência e os estudos culturais
  5. Mitos e desafios: da exclusão a exclusão
  6. Ludicidade e tecnologia da educação

Ementa: 

A disciplina Psicopatologia e Aprendizagem abrange o estudo da psicopatologia, alterações nas funções psíquicas, transtornos na infância e adolescência, TDAH, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e transtornos psiquiátricos, explorando as relações entre esses aspectos e o processo de aprendizagem. 

Objetivo da disciplina: 

Identificar os aspectos psicopatológicos e sua relação com a aprendizagem.  

Unidades: 

  1. A Psicopatologia
  2. Alterações nas funções psíquicas
  3. Transtornos na infância e na adolescência
  4. TDAH
  5. Transtorno do Espectro Autista (TEA)
  6. Transtornos Psiquiátricos

Ementa: 

A disciplina Deficiências, TEA e Altas Habilidades/Superdotação aborda as temáticas relacionadas a Deficiências, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades/Superdotação. Serão discutidas as nuances da deficiência física, auditiva, visual, intelectual e múltipla, bem como as especificidades do TEA e das altas habilidades/superdotação. 

Objetivo da disciplina:   

Capacitar os alunos a reconhecerem e compreenderem os aspectos ligados às Deficiências, TEA e Altas Habilidades/Superdotação. Por meio de objetivos específicos, busca-se detalhar as características de cada condição e promover o entendimento das melhores práticas de inclusão e atendimento. 

Unidades: 

  1. Deficiência Física
  2. Deficiência Auditiva
  3. Deficiência Visual
  4. Deficiência Intelectual e Deficiências Múltiplas
  5. Transtorno do Espectro Autista (TEA)
  6. Altas Habilidades/ Superdotação

Ementa:   

A disciplina abrange o panorama histórico e contextualização da Educação Inclusiva, analisando a trajetória da Educação Especial no Brasil. Explora o movimento inclusivo com novas concepções e práticas, destacando desafios para o trabalho docente no processo inclusivo educacional. Examina o currículo escolar na Educação Especial e aborda políticas públicas voltadas para a Educação Inclusiva. 

Objetivo da disciplina:

Reconhecer os aspectos legais e sociais da Educação Especial e Inclusiva. 

Unidades:

  1. Panorama histórico e contextualização
  2. A trajetória da Educação Especial no Brasil
  3. Movimento inclusivo: novas concepções e práticas
  4. Desafios ao trabalho docente face ao processo inclusivo educacional
  5. Currículo escolar na Educação Especial
  6. Políticas públicas voltadas para a Educação Inclusiva

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Ilustração de estudante engajada na metodologia educacional da UNIPAM Pós Graduação On-line

> Conheça a nossa metodologia

• De acordo com a sua área de atuação, você escolhe a ênfase do seu curso.

• Conteúdo 100% on-line e aulas sem horários predeterminados. Estude pelo computador, tablet ou celular.

• Material didático disponível em diferentes formatos.

• Professores mestres e doutores, disponíveis para apoio no processo de aprendizagem e dúvidas pedagógicas.

• Espaços coletivos para aprendizagem e individuais para dúvidas e apoio exclusivo.

• Atividades objetivas ao longo do curso. A prova final é feita na conclusão da disciplina, também com questões objetivas.

> Perguntas Frequentes

Os nossos cursos oferecem conteúdos 100% on-line e autoinstrucionais, ou seja, você estuda no seu ritmo e sem se preocupar com um horário fixo de aula. Todos possuem 360 horas de carga horária. As avaliações também ocorrem de forma remota e têm a nota 6 como média para a aprovação.

Não possui TCC e ao final de cada módulo haverá avaliações. Para aprovação é preciso ter média igual ou superior a 07.

Sim, mas é importante ressaltar que apenas disciplinas do currículo da pós on-line UNIPAM poderão ser dispensadas. Após o início das aulas, o aluno devidamente matriculado poderá fazer a solicitação via protocolo na secretaria virtual.

Sim. De acordo com a Lei nº 11.788/2008, conhecida como Lei do Estágio, o estágio é autorizado para estudantes do ensino médio, técnico e de nível superior, o que inclui a graduação e a pós-graduação. Por isso, é possível estagiar enquanto realiza a sua especialização.

Os cursos de pós-graduação são direcionados à atuação profissional, voltados ao aperfeiçoamento ou especificação de uma área e à atualização dos graduados no nível superior, sendo eles bacharéis, licenciados ou tecnólogos.
As pós-graduações também incluem o MBA (Master Business Administration), que é um curso destinado à especialização na área gerencial ou administrativa, muito procurado por quem atua ou tem interesse no mundo corporativo.

Para fazer uma pós 100% on-line na UNIPAM é preciso ter um diploma de graduação e já ter colado grau.

Os cursos de especialização em nível de Pós-Graduação Lato Sensu independem de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento, e devem atender ao disposto na Resolução CNE/CES nº 1/2018.  

A instituição possui credenciamento do MEC para cursos EAD e além disso todos os nossos cursos são registrados no site do MEC.

A validação dos documentos é necessário para confirmação da matrícula.

Os documentos devem ser enviados digitalizados para o e-mail [email protected].

📌Obrigatórios para matrícula:

  • RG e CPF;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Comprovante de endereço;
  • Diploma (frente e verso) e histórico escolar; (caso ex-aluno UNIPAM, não é obrigatório o envio; no caso de alunos que ainda estão em fase de conclusão da graduação, podem enviar depois).

Você receberá o acesso ao seu curso após a compensação do pagamento e envio da documentação.

Cartão de crédito (aprovação imediata) e boleto bancário (até 5 dias para compensação).

Caso seja necessário, você poderá solicitar o cancelamento do seu curso em até 7 dias após a confirmação da matrícula (para reembolso da taxa de matrícula). Após 7 dias, o cancelamento segue as regras do contrato de prestação de serviços educacionais.

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