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Pós-graduação Digital > Especialização em Práticas Educacionais com ênfase em Educação Inclusiva

Especialização em Práticas Educacionais com ênfase em Educação Inclusiva

Na Especialização em Práticas Educacionais com Ênfase em Educação Inclusiva, você vai aprender as diferentes e complexas dimensões no âmbito da inclusão para interferir neste contexto de forma competente, a fim de superar as lacunas existentes nos processos cognitivos. Através de estratégias próprias da pedagogia, você irá criar soluções específicas a cada uma das singulares manifestações que se apresentarem.

DATA DE INÍCIO:
Início Imediato

FORMAÇÃO:
Conclusão a partir de 10 meses.

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> Plano de Estudo

Pré-requisito
Possuir um diploma de graduação.

Curso 100% On-line
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Currículo flexível
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Núcleo Geral (360 horas)

Ementa:
A disciplina Metodologias Ativas traz diversas metodologias ativas de aprendizagem, como aula expositiva dialogada, portfólio, aprendizagem baseada em equipes, aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em projeto, arco de Maguerez, instrução entre pares, ensino sob medida (just in time), aprendizagem invertida (flipped classroom) e muito mais. 

Objetivo da disciplina:
Identificar exemplos de Metodologias Ativas de aprendizagem. 

Unidades: 

  1. O perfil do docente para a aplicação de metodologias ativas
  2. Metodologias Ativas e suas aplicações no ensino
  3. Entendendo o Ensino sob medida, aprendizagem invertida, Rotação por Estações, Júri Simulado e Leitura Significativa
  4. Ensino Híbrido e Metodologias Ativas na prática educativa
  5. Conhecendo seminário, brainstorming com postcard, brainwriting, debate por grupos com flashcards e dramatização
  6. Metodologias ativas para a prática pedagógica

Ementa: 

A disciplina explora o Atendimento Educacional Especializado (AEE), modalidades de atendimento na educação especial, a Sala de Recursos Multifuncionais, flexibilização curricular, acessibilidade e seu papel no processo inclusivo.  

Objetivo da disciplina: 

Relacionar o Atendimento Educacional Especializado com a acessibilidade e a inclusão. 

Unidades: 

  1. Atendimento Educacional Especializado (AEE): introdução.
  2. Modalidades de atendimento na educação especial.
  3. Sala de recursos multifuncionais.
  4. Flexibilização curricular.
  5. Acessibilidade.
  6. Acessibilidade, AEE e o processo inclusivo.

Ementa:   

A disciplina aborda Tecnologia Assistiva, suas referências normativas, concessão e aquisição de tecnologia assistiva, desenho universal, uso da informática no desenvolvimento de talentos e adaptação de software, e recursos didáticos adaptados.  

Objetivo da disciplina:  

Relacionar o Atendimento Educacional Especializado com a Tecnologia Educacional Assistiva. 

Unidades:

  1. A Importância das Tecnologias Assistivas para o AEE
  2. Referências normativas e tecnologia assistiva
  3. Concessão e Aquisição de Tecnologia Assistiva
  4. Os Princípios Mundiais do Desenho Universal e sua Utilização
  5. Uso da Informática no Desenvolvimento de Talentos e Adaptação de Software para as Tecnologias Assistivas
  6. Tecnologias Assistivas: Recursos e Serviços

Ementa:   

A disciplina abrange o panorama histórico e contextualização da Educação Inclusiva, analisando a trajetória da Educação Especial no Brasil. Explora o movimento inclusivo com novas concepções e práticas, destacando desafios para o trabalho docente no processo inclusivo educacional. Examina o currículo escolar na Educação Especial e aborda políticas públicas voltadas para a Educação Inclusiva. 

Objetivo da disciplina:

Reconhecer os aspectos legais e sociais da Educação Especial e Inclusiva. 

Unidades:

  1. Panorama histórico e contextualização
  2. A trajetória da Educação Especial no Brasil
  3. Movimento inclusivo: novas concepções e práticas
  4. Desafios ao trabalho docente face ao processo inclusivo educacional
  5. Currículo escolar na Educação Especial
  6. Políticas públicas voltadas para a Educação Inclusiva

Ementa: 

A disciplina Deficiências, TEA e Altas Habilidades/Superdotação aborda as temáticas relacionadas a Deficiências, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades/Superdotação. Serão discutidas as nuances da deficiência física, auditiva, visual, intelectual e múltipla, bem como as especificidades do TEA e das altas habilidades/superdotação. 

Objetivo da disciplina:   

Capacitar os alunos a reconhecerem e compreenderem os aspectos ligados às Deficiências, TEA e Altas Habilidades/Superdotação. Por meio de objetivos específicos, busca-se detalhar as características de cada condição e promover o entendimento das melhores práticas de inclusão e atendimento. 

Unidades: 

  1. Deficiência Física
  2. Deficiência Auditiva
  3. Deficiência Visual
  4. Deficiência Intelectual e Deficiências Múltiplas
  5. Transtorno do Espectro Autista (TEA)
  6. Altas Habilidades/ Superdotação

Ementa: 

O curso aborda as dificuldades, distúrbios e transtornos de aprendizagem, incluindo a dislexia, disgrafia, disortografia, discalculia, transtornos de linguagem e o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). 

Objetivo da disciplina:

Capacitar para identificar e diferenciar dificuldades, distúrbios e transtornos de aprendizagem, abrangendo características e conceitos de referência teórica desde a fase pré-escolar até estágios avançados. 

Unidades:

  1. Dificuldades, Distúrbios e Transtornos
  2. Dislexia
  3. Disgrafia e Disortografia
  4. Discalculia
  5. Transtornos de Linguagem
  6. Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

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Taxa de matrícula de R$49,00

Ilustração de estudante engajada na metodologia educacional da UNIPAM Pós Graduação On-line

> Conheça a nossa metodologia

• De acordo com a sua área de atuação, você escolhe a ênfase do seu curso.

• Conteúdo 100% on-line e aulas sem horários predeterminados. Estude pelo computador, tablet ou celular.

• Material didático disponível em diferentes formatos.

• Professores mestres e doutores, disponíveis para apoio no processo de aprendizagem e dúvidas pedagógicas.

• Espaços coletivos para aprendizagem e individuais para dúvidas e apoio exclusivo.

• Atividades objetivas ao longo do curso. A prova final é feita na conclusão da disciplina, também com questões objetivas.

> Perguntas Frequentes

Os nossos cursos oferecem conteúdos 100% on-line e autoinstrucionais, ou seja, você estuda no seu ritmo e sem se preocupar com um horário fixo de aula. Todos possuem 360 horas de carga horária. As avaliações também ocorrem de forma remota e têm a nota 6 como média para a aprovação.

Não possui TCC e ao final de cada módulo haverá avaliações. Para aprovação é preciso ter média igual ou superior a 07.

Sim, mas é importante ressaltar que apenas disciplinas do currículo da pós on-line UNIPAM poderão ser dispensadas. Após o início das aulas, o aluno devidamente matriculado poderá fazer a solicitação via protocolo na secretaria virtual.

Sim. De acordo com a Lei nº 11.788/2008, conhecida como Lei do Estágio, o estágio é autorizado para estudantes do ensino médio, técnico e de nível superior, o que inclui a graduação e a pós-graduação. Por isso, é possível estagiar enquanto realiza a sua especialização.

Os cursos de pós-graduação são direcionados à atuação profissional, voltados ao aperfeiçoamento ou especificação de uma área e à atualização dos graduados no nível superior, sendo eles bacharéis, licenciados ou tecnólogos.
As pós-graduações também incluem o MBA (Master Business Administration), que é um curso destinado à especialização na área gerencial ou administrativa, muito procurado por quem atua ou tem interesse no mundo corporativo.

Para fazer uma pós 100% on-line na UNIPAM é preciso ter um diploma de graduação e já ter colado grau.

Os cursos de especialização em nível de Pós-Graduação Lato Sensu independem de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento, e devem atender ao disposto na Resolução CNE/CES nº 1/2018.  

A instituição possui credenciamento do MEC para cursos EAD e além disso todos os nossos cursos são registrados no site do MEC.

A validação dos documentos é necessário para confirmação da matrícula.

Os documentos devem ser enviados digitalizados para o e-mail [email protected].

📌Obrigatórios para matrícula:

  • RG e CPF;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Comprovante de endereço;
  • Diploma (frente e verso) e histórico escolar; (caso ex-aluno UNIPAM, não é obrigatório o envio; no caso de alunos que ainda estão em fase de conclusão da graduação, podem enviar depois).

Você receberá o acesso ao seu curso após a compensação do pagamento e envio da documentação.

Cartão de crédito (aprovação imediata) e boleto bancário (até 5 dias para compensação).

Caso seja necessário, você poderá solicitar o cancelamento do seu curso em até 7 dias após a confirmação da matrícula (para reembolso da taxa de matrícula). Após 7 dias, o cancelamento segue as regras do contrato de prestação de serviços educacionais.

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