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Pós-graduação Digital > Especialização em Formação para Ensino Superior com ênfase em Formação de Equipes Docentes

Especialização em Formação para Ensino Superior com ênfase em Formação de Equipes Docentes

Na Especialização em Formação para Ensino Superior com Ênfase em Formação de Equipes Docentes, você vai aprofundar seus conhecimentos na formação profissional autônoma e permanente no trabalho compartilhado, focando na formação de equipes dispostas a oferecer aprendizagem significativa aos seus alunos. Este curso aborda os desafios específicos da formação e liderança de equipes docentes, capacitando os educadores a enfrentar os desafios do ensino superior contemporâneo.

DATA DE INÍCIO:
Início Imediato

FORMAÇÃO:
Conclusão a partir de 10 meses.

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> Plano de Estudo

Pré-requisito
Possuir um diploma de graduação.

Curso 100% On-line
Estude da sua casa ou de onde estiver.

Currículo flexível
Faça o núcleo geral e escolha uma ênfase para completar seu curso.

Núcleo Geral (360 horas)

Ementa:   

A disciplina “A Educação Superior na Era da Disrupção” aborda a evolução dos paradigmas da educação, considerando a influência da disrupção, mudanças geracionais e a educação. Ela explora elementos comuns entre a Educação 4.0 e 5.0, bem como ferramentas de apoio ao ensino. Além disso, a disciplina analisa o ensino por competências e os métodos de avaliação dessas competências. 

Objetivo da disciplina:  

Reconhecer os aspectos relacionados à Educação Superior na Era da Disrupção. 

Unidades:  

  1. A evolução dos paradigmas da educação
  2. Disrupção, mudanças geracionais e educação
  3. Elementos Comuns à Educação 4.0 e à Educação 5.0
  4. Ferramentas de apoio ao docente
  5. Ensino por competências
  6. Métodos para avaliação por competências

Ementa:

O curso aborda o processo ensino-aprendizagem do aluno adulto, a prática pedagógica no ensino superior, a avaliação, o processo avaliativo, a avaliação significativa e os instrumentos e técnicas de avaliação. 

Objetivo da disciplina:  

Relacionar as Práticas Pedagógicas com o Processo Avaliativo na Educação Superior. 

Unidades:

  1. O processo ensino-aprendizagem do aluno adulto
  2. Prática pedagógica no Ensino Superior
  3. Avaliação
  4. Processo avaliativo
  5. Avaliação significativa
  6. Instrumentos e Técnicas de avaliação

Ementa: 

A disciplina Processo Regulatório e Legislação do Ensino Superior aborda as políticas públicas para o Ensino Superior, incluindo legislação e diretrizes educacionais. Explora os atos autorizativos, destacando a relação entre PDI, PPI, PPC, e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) com indicadores de qualidade do MEC.   

Objetivo da disciplina: 

Identificar os Processos Regulatórios e a Legislação do Ensino Superior. 

Unidades: 

  1. Políticas Públicas para o Ensino Superior Brasileiro
  2. Educação Superior: Legislação e Diretrizes Educacionais
  3. Atos Autorizativos
  4. O Plano de Desenvolvimento Institucional
  5. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES
  6. Indicadores de Qualidade do MEC e o Papel do INEP e da CAPES na Avaliação do Ensino Superior

Ementa:

A disciplina Introdução à Educação a Distância aborda a otimização do aprendizado no século XXI, o funcionamento do ambiente EAD, a prática da EAD com compromisso, a tecnologia a serviço da aprendizagem, a relação entre Educação a Distância e democratização, bem como a conexão entre Educação a Distância e a sociedade do conhecimento. 

Objetivo da disciplina:  

Identificar os aspectos introdutórios da Educação a Distância. 

Unidades:

  1. Otimização do aprendizado no século XXI
  2. Funcionamento do ambiente virtual de ensino-aprendizagem
  3. Tecnologia a serviço da aprendizagem
  4. Educação a distância e de qualidade e a democratização do ensino
  5. EAD na prática: O compromisso
  6. Ser e estar aluno e professor no cenário da EAD no século XXI

Ementa: 

A disciplina Psicologia da Educação e do Desenvolvimento aborda conceitos iniciais, a abordagem sociointeracionista, a Psicologia humanista e o desenvolvimento do sujeito, a construção da inteligência e os estudos culturais, mitos e desafios da exclusão à inclusão, bem como a ludicidade e tecnologia da educação.   

Objetivo da disciplina:  

Reconhecer os conceitos e abordagens da Psicologia da Educação e do Desenvolvimento. 

Unidades: 

  1. Conceitos iniciais
  2. Abordagem sociointeracionista
  3. Psicologia humanista e o desenvolvimento do sujeito
  4. A construção da inteligência e os estudos culturais
  5. Mitos e desafios: da exclusão a exclusão
  6. Ludicidade e tecnologia da educação

Ementa: 

A disciplina de Gestão Financeira proporciona uma compreensão aprofundada de ferramentas estatísticas relevantes para a tomada de decisões financeiras. Desde população e amostragem até a análise de fluxos de caixa e valuation, os alunos explorarão tópicos cruciais, incluindo métodos de avaliação de investimentos, risco e retorno, e estratégias de gestão financeira no curto prazo. 

Objetivo da disciplina: 

Compreender as ferramentas estatísticas essenciais para decisões financeiras, discutir a relação risco-retorno e explorar estratégias de gerenciamento de recursos no curto prazo, incluindo produtos e serviços disponíveis no mercado brasileiro. 

Unidades:

  1. Métodos de Avaliação de Investimentos
  2. Risco e Retorno de Investimentos
  3. Fluxos de Caixa e Valuation
  4. Capital de Giro e Fluxo de Caixa
  5. Administração de Duplicatas e Valores a Receber
  6. Administração do Disponível

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Taxa de matrícula de R$49,00

Ilustração de estudante engajada na metodologia educacional da UNIPAM Pós Graduação On-line

> Conheça a nossa metodologia

• De acordo com a sua área de atuação, você escolhe a ênfase do seu curso.

• Conteúdo 100% on-line e aulas sem horários predeterminados. Estude pelo computador, tablet ou celular.

• Material didático disponível em diferentes formatos.

• Professores mestres e doutores, disponíveis para apoio no processo de aprendizagem e dúvidas pedagógicas.

• Espaços coletivos para aprendizagem e individuais para dúvidas e apoio exclusivo.

• Atividades objetivas ao longo do curso. A prova final é feita na conclusão da disciplina, também com questões objetivas.

> Perguntas Frequentes

Os nossos cursos oferecem conteúdos 100% on-line e autoinstrucionais, ou seja, você estuda no seu ritmo e sem se preocupar com um horário fixo de aula. Todos possuem 360 horas de carga horária. As avaliações também ocorrem de forma remota e têm a nota 6 como média para a aprovação.

Não possui TCC e ao final de cada módulo haverá avaliações. Para aprovação é preciso ter média igual ou superior a 07.

Sim, mas é importante ressaltar que apenas disciplinas do currículo da pós on-line UNIPAM poderão ser dispensadas. Após o início das aulas, o aluno devidamente matriculado poderá fazer a solicitação via protocolo na secretaria virtual.

Sim. De acordo com a Lei nº 11.788/2008, conhecida como Lei do Estágio, o estágio é autorizado para estudantes do ensino médio, técnico e de nível superior, o que inclui a graduação e a pós-graduação. Por isso, é possível estagiar enquanto realiza a sua especialização.

Os cursos de pós-graduação são direcionados à atuação profissional, voltados ao aperfeiçoamento ou especificação de uma área e à atualização dos graduados no nível superior, sendo eles bacharéis, licenciados ou tecnólogos.
As pós-graduações também incluem o MBA (Master Business Administration), que é um curso destinado à especialização na área gerencial ou administrativa, muito procurado por quem atua ou tem interesse no mundo corporativo.

Para fazer uma pós 100% on-line na UNIPAM é preciso ter um diploma de graduação e já ter colado grau.

Os cursos de especialização em nível de Pós-Graduação Lato Sensu independem de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento, e devem atender ao disposto na Resolução CNE/CES nº 1/2018.  

A instituição possui credenciamento do MEC para cursos EAD e além disso todos os nossos cursos são registrados no site do MEC.

A validação dos documentos é necessário para confirmação da matrícula.

Os documentos devem ser enviados digitalizados para o e-mail [email protected].

📌Obrigatórios para matrícula:

  • RG e CPF;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Comprovante de endereço;
  • Diploma (frente e verso) e histórico escolar; (caso ex-aluno UNIPAM, não é obrigatório o envio; no caso de alunos que ainda estão em fase de conclusão da graduação, podem enviar depois).

Você receberá o acesso ao seu curso após a compensação do pagamento e envio da documentação.

Cartão de crédito (aprovação imediata) e boleto bancário (até 5 dias para compensação).

Caso seja necessário, você poderá solicitar o cancelamento do seu curso em até 7 dias após a confirmação da matrícula (para reembolso da taxa de matrícula). Após 7 dias, o cancelamento segue as regras do contrato de prestação de serviços educacionais.

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